terça-feira, 22 de julho de 2014

Termoelétricas são ativadas para suprir a demanda de energia elétrica em São Paulo

           São Paulo está passando por uma grande seca no complexo da cantareira, e como os reservatórios secaram, hidrelétricas pararam de produzir energia, então a única alternativa foi ativar as termoelétricas.



       A usina termoelétrica é uma instalação industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou por outras fontes de calor (como a fissão nuclear, em usinas nucleares).

      Essas usinas funcionam da seguinte maneira:Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, essa água será transformada em vapor, cuja a força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador.Uma maneira de se aquecer o caldeirão é através da queima de combustíveis fósseis (óleo, carvão, gás natural). Após a queima eles são soltos na atmosfera causando grandes impactos ambientais.Uma outra maneira de aquecimento é utilizando a energia nuclear, através de reações nucleares como a quebra (fissão) do urânio.



      Um dos maiores problemas das usinas termoelétricas é a grande contribuição que elas têm com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas, devido a queima de combustíveis. No caso das usinas termoelétricas de Angra dos Reis que usam como fonte de calor energia nuclear, além da poluição térmica ainda existe o problema do lixo atômico.





segunda-feira, 21 de julho de 2014

Alunos brasileiros conquistam ouro e três pratas na Olimpíada da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa


     Na 4ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terminou na última sexta-feira (18), o time de quatro estudantes brasileiros foi campeão. André Yuji Hisatsuga, de São Paulo (SP), Conquistou uma medalha de ouro para o Brasil. Já João Guilherme Madeira Araújo, de Fortaleza (CE), Daniel Quintão de Moraes, do Rio de Janeiro (RJ) e Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre (RS), trouxeram três medalhas de prata. Os “técnicos” foram os professores Edmilson Luis Rodrigues Motta e Guilherme Philippe Figueiredo, ambos de São Paulo (SP).





     O evento ocorreu em Luanda, na Angola, e contou com a participação de delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Cada país enviou quatro competidores de até 18 anos, totalizando 24 participantes. Este ano, a Olimpíada teve o lema “Com o conhecimento da matemática compreendemos melhor o mundo globalizado”. O concurso ocorre desde 2011, com os objetivos de estimular o estudo da matemática, aproximar estudantes dos diversos países que têm o português como língua oficial e desenvolver o estudo científico na Comunidade (CPLP).

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Aurora Boreal

É um fenômeno luminoso natural que ocorre nos polos da Terra, no Polo Norte chamado Aurora Boreal, e no Polo Sul como Aurora Austral. 

Ela ocorre quando o vento solar (partículas carregadas - como elétrons e prótons - do envoltório luminoso do Sol) entram em impacto com átomos (como oxigênio e hidrogênio) da atmosfera da Terra, o que acaba excitando estes átomos, ou seja, passando energia das partículas para os átomos, que se "acendem", e são canalizados pelo campo magnético (por isso ocorre apenas nos Polos). 

As diferentes cores geradas, como verde, vermelho e violeta (visível apenas do espaço) podem variar conforme a altitude em que a colisão das partículas ocorre; esse fenômeno não é exclusivo da Terra, ocorrendo também em Vênus, Saturno, Marte e Júpiter, e também pode ser reproduzido artificialmente com explosões nucleares


As auroras são fenômenos luminosos mais comuns nos polos devido ao campo magnético da Terra.